quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O POMAR DO AVÔ JOAQUIM



Hoje sim...está um belo dia de Verão!
Cheira à resina dos pinheiros
Mas que frescura matinal
Nesta tranquila solidão....

Mas já começa o bulício
Saem fumos p'las chaminés!
Já hà gentes no seu ofício
Todos já tomaram seus cafés.

Meu Deus quantas laranjeiras
e tantas trepadeiras!
Ah...ali é o feijão-verde a trepar!
E lá anda o avô JOAQUIM a regar.
Há flores abertas cheinhas de abelhas
e nos telhados, bate o sol nas telhas.
Em vôo, desaparece um pardal telhado
Já se ouvem os trinados
E estende-se o orvalho sobre o prado
e sobre os silvados...

Há um alvoroço grande nos arbustos
E melodias constantes que não dão sossego
São os rouxinóis, que levam grandes sustos
Mas têm p'la lezíria grande apego.

E o avô JOAQUIM já regou o pomar
Com água que tirou do poço
Leva vegetais frescos para o jantar
E também os comeu ao almoço.

O que se passa?
É o dia que se ilumina!
Depressa começa...
e eu sou ainda  uma menina
que de viver tenho pressa.
Vou ter ao pomar com o avô
e levo-lhe o meu sorriso e boa disposição.
Ah...eu hoje feliz estou
A minha avó, me leva pela mão.

Há sempre muitos afazeres no pomar, cuidar com carinho dos vegetais, regá-los com água do poço ou do rio. Os vegetais que se plantaram  estão a crescer, pimentos, alfaces, cebolas, feijão verde, favas, ervilhas, cenouras, e tantos outros que fazem bem á saúde...são bem gostosos quando se colhem e se comem de imediato, bem fresquinhos. O avô Joaquim, trata-os com muito cuidado, levanta-se cedo e lá vai...escuta os chapinhares dos passarinhos a banharem-se no ribeiro, para ele nada é mistério, sabe tudo sobre a natureza. Já foi criança veloz, mas agora correram os anos por ele.
No entanto o avô JOAQUIM tem boa memória e lembra-se de ir ter com seu avô, que por sinal também se chamava JOAQUIM,  então, comia a fruta das árvores, naqueles tempos não tinham pesticida... o avô JOAQUIM gostava muito de ameixas, douradinhas pelo sol,  e depois ajudava seu avô, foi assim que aprendeu... termina aqui mais uma história no    «Era uma vez...»


rosafogo
natalia nuno

Sem comentários:

Enviar um comentário