quinta-feira, 3 de março de 2011

NÃO HÁ PAZ NA LEZÍRIA

Esta família de espantalhos vive na lezíria e vai contar a história
dos bichinhos e sua rotina diária.

Estão a acordar D. Toupeiras
- Porque o Inverno já se vai
Já refizeram suas leiras!
Ai Meu Deus! Uma lá cai!


Não vejo nada comadre
Pare lá de dar patada
-Desculpe lá ó compadre
Que isto está uma poeirada.


D. Escaravelho grita alto
-Aqui quem manda sou eu!
D. Besouro em sobressalto...
Mas afinal que lhe deu?
Já daqui embora me vou
- Já lá vem D. Cotovia!
Se sabe que aqui estou?
Já se me acaba o meu dia.


Nem D. Poupa hoje descansa
Anda pela lezíria, louca
Não lhe sai da lembrança
Que é Inverno e a comida pouca.


E ali na margem do rio?
Tagarelas vizinha com vizinha
-D.Alvéola cheia de frio!
Pede o xaile à D.Milheirinha.


Pousa D.Borboleta na flor
Sempre batendo sua asa
- Não vá o Sr. Açor...
Lembrar de sair de casa.


Enfim D. Toupeira sai suja
Nem vê bem por onde passa!
À espreita está D. Coruja
Que finge até achar graça.


Se a noite não espreitasse
E os gritos não ecoassem no ar
Talvez ainda me sujeitasse
-A ir ao arrozal jantar!


Isto é conversa da Tarambola
Que ainda hoje não comeu nada
Amanhã tem de ir p'ra Escola
-Sem a lição preparada...


Lá está D. Rã à escuta
É já manhã!
E lá vai ela à labuta.
Hoje vai ao arrozal
Sim! Porque afinal
Das lezírias é Senhora!
Todos a conhecem por ali
É verdinha, até um pouco loura.
E canta bem que já ouvi.


D. Perdiz anda ali perto
Cheia de ternura e Amor
Não pode andar em campo aberto
Está um dia de calor.
Tráz os filhotes consigo
E D. Àguia é um perigo.


E nas àguas do rio?
Há um peixinho brincalhão
Que vai numa correria
Atrás da mãe e do irmão
E porque era uma vez
A história não acaba aqui!
Quem sabe um dia talvez...
Lhes conte mais o que vi.



rosafogo
natalia nuno


Criança, hoje sou, como tal nada como mimar-me
a mim própria, fiquei até mais tarde acordada
sonhando que não tenho idade para dormir cedo.

imagens retiradas-blog imagens para decoupage


2 comentários:

  1. Mais uma história de encantar.


    Beijo.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma Manuel, de quando em quando, surge um tema e lá me fico a sonhar criança também.

    Grata amigo
    beijo

    ResponderEliminar