segunda-feira, 13 de junho de 2011

UMA JOANINHA FELIZ



Sou uma Joaninha muito alegre, vou contar
a minha história, chamo-me FLI, minha mãe FLÁ, meu pai FLU minha irmã mais novita  FLÉ e minha irmã mais velha FLO


Nasci num dia ensolarado
Meu pai nem estava por cá!
Nasci bem no meio do prado
Minha mãe se chama FLÀ.

Sou a filha do meio
A FLI
Sou vermelhinha no verde
Gosto de passear no centeio
E de ir ao rio matar a sede.

A minha irmã mais nova
É linda e tão morena...
A FLÉ
Por isso lhe faço uma trova
Eu cá sou Poeta,
Ela não...tenho pena!

Meu pai anda lá por Lisboa
Na avenida da Liberdade
Enquanto eu por aqui à toa
Não o esqueço e dele trago saudade.

Olhem só quem ali vem!
É minha irmã, a mais novita a FLÈ
Gosto dela como ninguém
Daqui de perto dela, não arredo pé.

Balouçamos no centeio
Com a ajuda da FLO e do vento
E quando o trigo estiver cheio
Ele será nosso alimento.

Por aqui temos fartura
Vivemos muito contentes!
Mas para alguns a vida é dura
E têm fome entrementes.
Hoje é grande a minha euforia
Faço anos pois então!
Minhas asas não páram, é tanta a minha alegria
Que aqui quero também passar o Verão.

Vou voar todo o santo dia
Entre uma e outra seara
Vou fazer como a formiga
Que de trabalhar não pára.
E quando chegar o luar
Recolhida eu vou estar,
Numa folhinha de milho
Mas amanhã vou voltar...
Pelo mesmo carreiro,
Seguindo o mesmo trilho
E das espigas sigo o cheiro.

De Lisboa está prestes o pai a chegar
E a mãe FLÀ está muito contente
Se o pai nos vem visitar
Está contente toda a gente.


E assim a estória termina
Que eu quero é ir brincar
Ainda sou tão menina
Que o vento me empurra ao voar.
Já vejo o dia a fugir
E o sol para trás da igreja
Gotas de cacimbo a cair
É a natureza benfazeja.


rosafogo
natalia nuno


As Joaninhas são lindas, vermelhinhas com pintinhas pretas,
não param, voam, correm prados e valados, e bebem água nos regatos.
Quando eu era pequenina, havia uma cantiga muito antiga que se cantava
e dizia o seguinte:
Joaninha,vôa, vôa, que o teu pai foi pra Lisboa!
Com um saco de dinheiro...pra pagar ao sapateiro...
era como uma lengalenga muito engraçada, que eu sei que os meninos íam gostar de cantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário