terça-feira, 29 de janeiro de 2013

a estória da MARTINHA

Sarah Kay cliparts


...a MARTINHA,  é uma menina que ao fim de semana, depois dos deveres da escola feitos, se veste com uma roupa ligeira e faz uma visita à capoeira...hoje o dia está muito animado aqui, pois nasceram nada mais, nada menos que três pintainhos bem amarelinhos parecendo gémeos...
A mamã galinha não se descuida com os filhotes, tem que os ensinar a comer e a recolherem-se debaixo das suas asas no caso de perigo...é verdade meninos, sou eu que o digo!!!
E o perigo pode surgir a qualquer momento, vir de lá o cão sardento, ou o gato malhado de cinzento e querer assustar os pequeninos pintainhos amarelinhos, que não ganharão para o susto.

.... a MARTINHA, não quer que nada aconteça e está preocupada, pensou até em  levá-los para casa,
colocá-los debaixo da sua asa, ou melhor debaixo do seu olhar, não sabe se a avó concorda, mas deixá-los por aqui também lhe está a custar... porém se os leva, é tirar-lhes a liberdade de poder correr toda a tarde atrás da mamã galinha, e de poder brincar com os filhotes da vizinha...

Depois de muito magicar a menina foi buscar palha de trigo e logo lhes fez um abrigo. Quando a notícia do nascimento dos pintainhos se espalhou pela aldeia, logo a capoeira ficou cheia, era a comadre galinha pedrez, o papá galo orgulhoso esperando a vez de ver seus pequenitos, também os coelhinhos aflitos a sairem da toca com medo de serem pisados pelos cavalos, os porquinhos, as cabrinhas e ovelhinhas, todos eles para darem os parabéns dizendo:


ai amiga galinha... que bonitos filhos tens...parabéns!!!!
logo, logo, os teus filhotes ficarão crescidotes e farão a alegria da capoeira,
-  uma é menina cantadeira,
 - a outra a pôr ovinhos será a primeira,
   - e ele cantará de galo, que será um regalo
 ouvi-lo...cócórócócó, todas as madrugadas ao nascer do dia, e em toda a aldeia será uma alegria...porque na cantoria será o primeiro.

A MARTINHA, ao ver tanta amizade e tão bela recepcção à vinda dos pintainhos, ficou contente
esqueceu a sua preocupação, e agora daqui para a frente, virá todos os dias verificar se estão bem, trazer-lhes uns baguinhos de milho, aconchegar-lhes a palha de trigo e já pode dormir descansada.

Os animais são felizes em liberdade na quinta, cada um dorme no seu cantinho,
tal qual as aves dormem no ninho, uns no poleiro da capoeira, outros no celeiro ali à beira, e até a senhora burra  que come na mangedoura, dorme ali  no estábulo de pé...quando a lua espreitar, todos estarão já a dormitar, e até uma coruja os virá espiar, ja noite está escura...e dona flor, chora de dor, pois o vento a desfolhou quando por aqui passou.


Também eu vou ter que vos deixar, mas vou voltar, para contar outra estória, tão ou mais bonita que esta e vai ser uma festa!!!! Boa noite meninos durmam bem, que a noite traz muito sonho e muita paz.

natalia nuno
rosafogo






3 comentários:

  1. Lindas estórias que nos transportam à infância|

    ResponderEliminar
  2. Olá Leonor, as estórias têm estado paradas, com preguiça de as passar para aqui.
    Tenho tanta coisa que já não sei para onde me virar...
    e tu como estás?

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. É uma delícia este seu blogue. . Ainda dizem que as estórias são para as crianças, nesse caso, eu nunca deixei de ser criança. :) Obrigada. Beijinhos

    ResponderEliminar