terça-feira, 10 de julho de 2012

O DOMINGO DA JOANINHA

Ora vivam meninos e meninas....ai desculpem, estava a ler minha história em voz alta,
esqueci-me que não percebem o meu falar....
Eu sou a JOANINHA, poetisa!
Para ler e escrever ensino quem precisa.
Um livro anda sempre comigo
E partilho sempre que encontro um amigo.
Trago também meus óculos de sol
E para me fazer companhia um girassol!

Ao domingo à beira rio
Quer faça calor ou frio
Lá venho eu para o meio da natureza
Hum!!!Este aroma a rosmaninho
A água fresca a correr
E aqui bem pertinho...
Belas amoras...madurinhas, prontas a comer.

Estou a ler, uma história muito engraçada
que fala dum monstro e duma fada
bela, com um bom coração
Que acha o monstro bonito, e até lhe pega na mão.
Estou muito entusiasmada
Já vou a meio do livro e sem me cansar!
E então só vou parar!
Quando a fome apertar.

Nessa altura, vou apanhar amoras
Tão vermelhinhas e gostosas
Andam lá as abelhinhas gulosas
para fabricar o mel docinho.
E também o meu vizinho,
o pequeno ROUXINOL


                                                        que passa a vida a          cantar, começa logo
ao nascer do sol.
Depois vou ao rio beber
Tão transparente que a água é !
Fico ali a olhar-me, e, molho até meu pé.
Entretanto volto à leitura
para não perder o fio à meada!
Logo vos conto antes que chegue a noite escura
Assim que der a história por terminada.
Hoje é domingo dia de descansar
O prado,
está muito sossegado
Ouve-se aqui e ali
O cantar...
O cantar dos amigos passarinhos,
que já fizeram os ninhos,
onde cresceram os filhinhos
Mas não incomodam ninguém!
P'lo contrário são até um entretém.
Escuta-se a melodia
que anda p'lo ar
E eu vossa amiga Joaninha, fico a sonhar,
com a fada e o monstro,
mas a história está prestes a acabar!
E eu fico triste, mas não demonstro.

Ponho cara alegre, fico a sorrir,
e se algum amigo quiser vir...
Aprender a escrever e a ler
Podem crer...
Que eu vos vou ensinar e podem até me ouvir a declamar
Gosto de poesia
que fale da natureza
dos amigos, da saudade
Com clareza,
e
com verdade.

E pronto adeus até outro dia!!!!


Esta Joaninha, é muito gentil, gosta de ajudar e partilha com alegria as estórias que vai lendo, no próximo domingo, cá estará para vos contar como foi a sua semana, dado que está de férias, vai ter muito que contar, quem sabe até traga mais algum amigo, para lhe fazer companhia.
 
 
 

rosafogo
natalia nuno
imagem da net.


Sem comentários:

Enviar um comentário